Olá Pessoas,
Hoje vou falar de um filme bastante polêmico que chamou muita atenção na época que foi lançado.
Elenco:
Edward Norton como Derek Vinyard |
Edward Furlong como Danny Vinyard |
Elliott Gould como Murray |
Stacy Keach como Cameron Alexander |
Fairuza Balk como Stacey |
Avery Brooks como Doctor Bob Sweeney |
Beverly D'Angelo como Doris Vinyard |
Ethan Suplee como Seth Ryan |
O filme conta a história de Derek, um jovem rapaz de um bairro pobre. Derek cresceu abalado com a morte de seu pai, um bombeiro que acabou sendo baleado em um bairro negro quando tentava cumprir seu trabalho.
Nesse momento, Derek começa a fertilizar um ódio pelos negros e minorias, e por suas ações na sociedade. Ele busca preencher seu vazio interno tornando-se um influente skinhead neo-nazista, disseminando os discursos racistas de Hitler contra negros e imigrantes. Ele se torna referência para os jovens brancos e excluídos do seu bairro, que o idolatram e seguem o seu pensamento.
Derek foi levado pelo ódio no limite da intolerância ao extremismo.
Uma noite Derek é acordado pelo irmão, avisando que um negro estava roubando o seu carro. Derek sai de casa armado e sem pensar duas vezes mata os dois rapazes com requintes de crueldade.
Ele foi preso em flagrante e condenado a apenas três anos de prisão. Logo assim que chegou na cadeia se aliou a seus irmãos brancos, mas com o passar dos meses se viu sozinho.
Passou por situações deveras violentas e humilhantes na prisão. O único que o ajudou foi seu colega de serviços, um negro que foi condenado ao dobro do tempo de detenção de Derek, apenas por ter roubado uma televisão.
A estadia na cadeia o muda por completo e ao sair ele se vê na missão de mudar a cabeça do irmão, que está seguindo o mesmo caminho do seu passado e agora o grupo que Derek um dia pertenceu está muito maior e mais perigoso.
Os diálogos do filme são muito bem construídos, a atuação de Edward Norton é impecável, assim como de todo o elenco. Contamos com uma fotografia muito bem feita e aplicada, uma direção cronológica corretíssima e um roteiro coerente.
O tema do filme é forte, temos cenas fortes, mas realmente coloca para pensar no racismo que está enraizado em nossa sociedade de uma forma nua e crua.
Perfeito! Para quem ainda não assistiu, recomendo!
Fique com o trailer:
Cara, quando assisti esse filme pela primeira vez fui simplesmente arrebatada. Fui até obrigada a resenhá-lo no meu blog (http://apenasoutrocaminho.blogspot.com.br/2011/12/american-history-x.html), e olha que meu forte não é cinema.
ResponderExcluirMas realmente foi uma experiência altamente marcante, sou tiete do Ed desde Primal Fear e sempre me surpreendo com ele. Táí um filme sem erro de recomendar, nota 10!