É normal os cãezinhos terem um certo bafinho, afinal eles não escovam os dentes diariamente e nem usam Listerine. Mas quando o cheiro começa a te incomodar ou dá pra sentir mesmo um pouco distante do animal, é um caso a ser visto com muita atenção.
A origem deste bafo é a placa bacteriana, o mesmo problemas que nós humanos temos, quando a placa bacteriana fica grudada nos dentes surge o tártaro. Ele é constituído por restos de alimentos, saliva e células mortas da boca do animal. Tem coloração bem escura ou amarelada.
Pode parecer uma bobeira mas, A menor das ameaças, no caso, é seu cachorro terminar banguela. Sim, porque esses males podem abrir brechas para micróbios que atacam órgãos vitais como coração, rins e fígado. Antes que isto ocorra, o animal deve ser tratado de forma correta por um médico veterinário.
Para diagnosticar é simples é só olhar o animal porque além do bafo de onça, no caso bafo de cão, a gengiva do animal fica vermelha e inchada. Por isso, pode sangrar com muita facilidade.
Para prevenir esse tipo de problema o ideal seria escovar os dentinhos do cão, mas se o bicho está grandão use os palitos e ossinhos de couro bovino que são vendidos nos Pet Shops, dá uma baita ajuda.
Minha gatinha anda com mau hálito ultimamente, não tinha me preocupado até ler essa matéria.
ResponderExcluirE pra gato, será que isso adianta?
Visita: www.xicaradechacomleite.blogspot.com
O mesmo vale para os gatinhos sim, é bom dar uma olhada nos dentes dela, até pq é normal um pouco de mal hálito.
ResponderExcluirOnde encontrar a pasta de dente para cachorros.
ResponderExcluir